A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios


Seu negócio fecha a conta?


Na hora de abrir um novo comércio, levando em consideração todos os investimentos necessários, o sonho é ter uma bola de cristal para saber se vai dar certo ou não. Infelizmente, bola de cristal nenhuma vai mostrar o futuro do seu empreendimento, muito menos com a clareza que um bom plano de negócios pode dar.

Esse é o momento de simular o seu negócio no papel e ver se ele fecha a conta. Existem planos de negócios “prontos” pela Internet, mas não cometa o erro de adotar um como seu, mesmo sendo do mesmo ramo. Existem muitas diferenças e particularidades para cada empresa e você precisa ter os seus valores bem definidos.


Um plano de negócios tenta responder às seguintes perguntas e suas vertentes:

COMO? Com que parcerias, que atividades e quais recursos?

O QUE? Quais produtos/serviços seu negócio irá oferecer e que valor isso têm ao consumidor final?

PARA QUEM? Quem são esses clientes, como você se comunica e relaciona com eles?

QUANTO? Quais os custos de manter a empresa e quanto ela pode gerar de lucro?

Todas as perguntas de um plano de negócios são importantes, por isso é até um pouco irrelevante tentar responde-las em uma ordem específica, sendo melhor ir preenchendo com o máximo de detalhes conforme você tem essas informações.

Por exemplo, considere a pergunta QUANTO? para um quiosque de empadas, os custos da empresa devem levar em consideração o projeto e construção do quiosque, se a instalação será em uma rua ou shopping, e se for em um shopping existem muitos custos burocráticos, desde horários restritos para construção e multas se não for completo a tempo da inauguração do shopping. Depois existem os custos de aluguel, dos equipamentos, manutenção e limpeza, salário dos funcionários, luz, água, ingredientes e etc. Somando todos esses custos você consegue um número aproximado do que você precisa apenas para manter a sua empresa por mês.

Para calcular o lucro, considere quanto custará uma empada para o consumidor final. Agora, calcule quantas empadas precisam ser vendidas no mês para arcar com os custos da sua empresa e ainda gerar algum lucro. Quantas precisam ser vendidas em uma semana, um dia, e em uma hora? É possível produzir esse número de empadas com a estrutura que você imagina? O local escolhido tem um fluxo de pessoas suficiente para possibilitar esse número de vendas? Com isso você já sabe se terá que adaptar suas respostas para COMO? e QUEM? para sua empresa fechar o mês no azul.

O processo de fazer um plano de negócios é trabalhoso, mas é excelente para prever e reduzir riscos. A Seu Quiosque tem anos de experiência no mercado e já desenvolveu projetos dos mais diversos ramos, faça uma consultoria com os nossos especialistas para começar o seu negócio com sucesso.