Interatividade nos quiosques para envolver consumidores

Interatividade nos quiosques
para envolver consumidores

Interatividade  nos quiosques<br/>para envolver consumidores

Interatividade nos quiosques
para envolver consumidores

Você certamente já passou por alguma loja e ganhou uma amostra grátis do produto comercializado no local, não é mesmo? O sampling – divulgação de uma mercadoria por meio da distribuição de amostras para o público-alvo – é uma das ações promocionais mais comuns entre as lojas, e ainda que nem todos os estabelecimentos adotem essa prática, ela é considerada pelos empreendedores, de extrema eficácia junto ao seu público. Mas, existem outras abordagens diferentes para envolver os consumidores e trazer ao seu quiosque resultados ainda melhores!

Em um mundo cada vez mais interativo, uma exposição passiva de informações pode não ser a melhor maneira de abranger determinados clientes. Hoje, um dos grandes desafios dos centros comerciais é encontrar estratégias eficientes para trabalhar com as marcas e com consumidores, que estão mais ativos e exigentes. E para acertar na interatividade a Seu Quiosque traz algumas dicas.

Experiência no ponto de venda
Assim como os produtos e serviços são importantes em um quiosque, a apresentação destes, para os consumidores, também deve ser levada em consideração, afinal, essa pode ser a diferenciação necessária para driblar a concorrência. E na hora de conquistar a clientela, nada melhor do que apostar na experimentação.

Ao utilizar os sentidos de ver, tocar e sentir a mercadoria, o consumidor, além de criar um contato íntimo com o produto, consegue se identificar com a marca e destacar seus diferenciais e benefícios. Essa técnica de demonstração, degustação e experiência permite também que o vendedor apresente de maneira mais confiável as características do produto.

Pesquisas apontam que, para os consumidores brasileiros, 81% da decisão sobre a escolha do produto, acontece no ponto de venda. Esses dados comprovam a necessidade de uma boa interatividade entre o público e o produto, afinal, o consumidor que conhece bem o que está sendo vendido, compra mais e melhor.

Portanto, a dica é proporcionar experiências marcantes em seu quiosque, gerando um momento agradável e estimulante ao comprador. Essa atração e, principalmente, experiência no ato da compra, pode contribuir para que o cliente se fidelize a sua loja.

Com essa tendência de interatividade com os consumidores, os quiosques possuem muitas vantagens. Como a maioria está localizada nos corredores dos shoppings, por onde passam centenas de pessoas que tendem a consumir por impulso, esses pontos de vendas são grandes campeões. Enquanto passeiam pelo local, os clientes são abordados pelos vendedores que os envolvem com a mercadoria, enriquecendo muito a experiência de compra do público. De acordo com a pesquisa citada, os consumidores dão muita importância à possibilidade de experimentar antes de fazer a compra e isso está mudando as formas de atendimento de muitos estabelecimentos.

Quiosques exemplos
Devido aos bons resultados nas vendas, a interatividade nos quiosques está aumentando. Agora, já é comum ser abordado no shopping para experimentar alimentos, produtos de beleza, aparelhos de ginástica, chapinhas para cabelo e até canais de TV a cabo.

Os quiosques, nos seus mais diversos setores, estão modificando o atendimento e apostando em uma comunicação mais atrativa. Exemplos fáceis de serem encontrados para degustação são as rosquinhas da Pretzels, as maquiagens do Contém 1g, os produtos de beleza do Premier, os aparelhos de ginástica da Athletic best for life, os canais fechados na NET, entre outros, que estão empenhando-se na participação do consumidor com seus produtos e marcas, contribuindo para a aumentar a demanda nas vendas.

Outras formas de experimentação
Engana-se quem acredita que a interatividade está apenas na degustação física dos produtos nos quiosques. Há ainda outras formas de aguçar os sentidos dos clientes, tornando o momento da compra diferente. Algumas lojas e quiosques de roupas, óculos e acessórios, por exemplo, optam pela música local, cores vibrantes e displays, já as lojas de móveis apostam no cheiro para chamar a atenção.

A tendência é optar por uma comunicação que vise uma experiência sensorial marcante e traga benefícios aos compradores. Para estimular seus clientes e proporcionar um atendimento mais completo e especial, invista na interatividade do seu quiosque.