Vale a pena investir no interior?
Vale a pena investir no interior?
As grandes oportunidades de negócio não estão mais concentradas apenas nos grandes centros. Entenda por que cada vez mais shoppings estão sendo construídos no interior do país e como isso é uma oportunidade ideal para empreender.
O Boom de shoppings no interior do Brasil
Desde 2015 a maioria dos centros de compras estão localizados fora das grandes metrópoles, sendo 54% dos 571 shoppings do Brasil, localizados em cidades do interior. Segundo as projeções da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a expectativa é de uma expansão que varia entre 5,5% a 6% nas vendas, além da abertura de mais 23 empreendimentos em 2018.
No ano passado, 9 dos 13 shoppings de luxo inaugurados, foram instalados em cidades localizadas em regiões menores. Além disso, de todos os shoppings projetados para abrir as portas nesse ano, 17 estarão em cidades do interior. Esses números seguem a tendência de interiorização vista no setor.
Seguindo essa tendência, vemos também que o hábito dos brasileiros de ir ao shopping tem evoluído também, como afirma Glauco Humai em uma entrevista à ABF Expo: “os espaços têm se tornado cada vez mais uma área de conveniência para os consumidores, e não somente centros de compras, por isso o mix de lojas e serviços está cada vez mais amplo.”
Aumento do público nos shoppings
Todo empreendedor sabe que o sucesso de uma loja ou quiosque depende bastante da localização. Quanto mais pessoas passarem em frente à sua vitrine, maiores as chances dessas pessoas consumirem o seu produto. Nesse ponto, os shoppings brasileiros têm vantagem, já que tiveram por volta de 463 milhões de visitas por mês em 2017, um aumento de x5,6% em relação a 2016.
Segundo os resultados da pesquisa “Perfil do Frequentador de Shopping Centers”, da Abrasce, o brasileiro passa, em média, 76 minutos em centros de compra, e para aumentar esse tempo (e por consequência as chances de consumo), os investimentos estão indo para melhorar cada vez mais a experiência do consumidor. O setor aposta em exposições, oficinas, seguindo tendências de mercado e diversas táticas para agradar e fidelizar o comprador.
Com custo menor, público rotativo e oportunidades crescentes, os shoppings no interior representam uma oportunidade perfeita para empreender. A questão é: “Como fazer esse investimento?”
Os shoppings longe das capitais tendem a manter um equilíbrio no seu mix de lojas para oferecer a melhor experiência ao comprador, com marcas locais e megamarcas.
Também é importante lembrar que em cidades menores é bastante comum a existência de marcas locais, que normalmente possuem um vínculo bastante forte com o público consumidor, agregando reconhecimento e confiança ainda maiores do que de grandes redes e lojas âncora.
Em ambos os casos é possível crescer seu negócio abrindo uma nova unidade em um shopping local, com a opção de formatar a franquia em forma de uma nova loja ou quiosque, fortalecendo a marca e conquistando um público ainda maior.
Para os empreendedores que não trabalham com marca própria, também é possível escolher uma franquia já existente e consolidada. Existem franquias dos mais variados tipos, trazendo não apenas uma marca reconhecida, mas também toda uma estrutura e know-how do segmento.
Por que abrir um quiosque?
O investimento em quiosques para shoppings normalmente tem um custo muito reduzido se comparado a uma loja, e também proporcionam o benefício de atrair o público através de uma “vitrine” que abrange até 360 graus.
Faça parte desse crescimento e descubra como investir em seu negócio e expandi-lo no mercado promissor do interior do país.