Loja de rua ou em shopping, o que é melhor?
Loja de rua ou em shopping, o que é melhor?
O local de um novo empreendimento é um grande fator no sucesso (ou fracasso) do mesmo. Por isso, muitos se questionam se é melhor investir em abrir seu novo negócio na rua ou em um shopping e, claro, existem prós e contras em ambos os lados.
Como definir a localização da loja
Antes de tudo, a escolha da localização em ambos os casos, deve ser feita depois de uma cuidadosa pesquisa de mercado. Analise quem é seu público-alvo, onde ele está, qual o seu comportamento e em que contextos ele está mais disposto a consumir o seu produto. Se você quer investir em uma loja ou quiosque de rua para vender salgados rápidos, por exemplo, é ideal estar posicionado em um local com um alto volume de pessoas em transição. Alugando um espaço em uma rua afastada pode resultar na queda das vendas.
O mesmo se aplica em shoppings. Às vezes os espaços mais afastados dos corredores principais e com menos movimento são até mais baratos, mas porque não direcionam o mesmo fluxo de consumidores para o seu negócio, podendo também impactar negativamente as vendas.
Fatores de comodidade
Porém, não se pode esquecer que o público de shoppings tende a já estar em uma mentalidade de comprar. Existe a comodidade de haver várias opções de compras, com a própria estrutura do shopping e o mix de lojas trabalhando para aumentar o tempo que o consumidor fica no shopping. Além disso, esses centros de compra contam com estacionamento e muitas vezes também com seguranças.
As lojas de rua sofrem nesse ponto, pois mesmo se for instalada em um local estratégico, com outras lojas ao redor, muitas vezes não conta com estacionamento e pode ver o fluxo de clientes diminuir em dias chuvosos.
Liberdade criativa
Cada shopping tem suas regras e regulamentações que toda loja e quiosque instalados devem seguir. Existe um processo longo em que o empreendedor precisa apresentar um projeto 3D para a administração do shopping, justificar o seu produto e basicamente comprovar que a sua loja ou quiosque irá melhorar a experiência de compra do consumidor. A estrutura do estabelecimento também deve seguir certos padrões e respeitar regras específicas de segurança.
Em lojas de rua também é necessário respeitar as regras de segurança, mas existe mais liberdade para fazer a loja da forma que quiser. Se quiser incluir enfeites externos, montar uma fachada alta e colorida e, enfim, você conta com uma liberdade criativa para enriquecer a experiência do consumidor antes mesmo dele entrar na loja.
Custos: Loja de rua ou em shopping?
No fim, tudo pode se resumir no peso dos bolsos. Em relação aos custos tanto lojas de rua quanto em shoppings precisam de um investimento considerável. Lojas e quiosques de shoppings precisam pagar aluguel pelo espaço, mais o condomínio e o fundo de promoção que é usado para a divulgação do espaço.
Já estabelecimentos de rua tem os custos de aluguel e IPTU que podem variar muito dependendo da localização e, como já mostramos, é um fator importantíssimo. Consulte nossos especialistas e confira nosso post sobre Como Começar o Seu Negócio para ter mais dicas para obter sucesso empreendendo.
Siga a Seu Quiosque nas redes sociais para não perder nenhuma dica e novidade!